Laudo. EEG normal. Aberto a todos. (190)


EEG. SONOLÊNCIA NO ADULTO.

Sonolência inicial. Idade da paciente  33 anos. Com os olhos fechados. O ritmo de onda de 6 a 7 Hz anterior pode ser a primeira indicação de sonolência.

Na sonolência a presença de ritmo de fundo de 5 Hz é  normal e acompanha esta sonolência até o adormecer. Movimentos oculares lentos também podem deixar o traçado mais lento (movimentos oculares laterais). Artefatos musculares podem persistir em sonolência. Considere sonolência antes de afirmar que a atividade de fundo é lenta para a idade.

Salvas de atividade lenta a  5-7Hz podem aparecer nos canais fronto-polares, os artefatos de piscamento ocular somem e surgem os artefatos de movimentos oculares lentos indicando que o paciente está sonolento. Podemos ter salvas de ritmo teta entremeado ao ritmo alfa (antes do desaparecimento do ritmo alfa)

Atividade Beta pode aparecer em salvas assustadoras. As ondas beta algumas vezes podem ser espiculadas se asemelhando a pontas ou polipontas, principalmente se seguidas de ritmos lentos, mas não são patológicas. Às vezes, a associação de ritmo beta e teta na sonolência pode ser assustadora para o neófito da eletrencefalografia, entretanto, são achados normais que devem ser lembrados quando do laudo.

No laudo, referir que o paciente está sonolento ou apresenta sono durante o exame. Cuidado para não confundir sonolência excessiva diurna com ausência ou lentificação patológica.

referência:

Blume's atlas of pediatric and adult electroencephalography. Wolters Kluwer Health/Lippincott Williams & Wilkins, 2011.

 

exame  0107 ROSANE T 33 ANOS  SONOLÊNCIA.

 

exemplo de laudo:

 

NEUROVALE -NEUROLOGIA
ELETRENCEFALOGRAFIA DIGITAL 
RUA PORTUGAL 131 FONE:(12) 3632-0956 TAUBATÉ - SÃO PAULO.

PACIENTE: SRa ROSANE T 33 ANOS, gênero: feminino

SOLICITAÇÃO: DR x

PROTOCOLO:0107

taxa de amostragem 200Hz lff 0,5Hz  hff 70Hz

ELETRENCEFALOGRAMA DIGITAL

Exame realizado em condições técnicas satisfatórias, em vigília e sonolência. Durante a vigília a atividade elétrica cerebral de base é regular, organizada e simétrica com ritmos posteriores a 11,8 Hz. Durante a sonolência observamos ritmos rápidos e ritmos lentos normais. O traçado não mostra atividade paroxística patológica. As provas da hiperpnéia, abertura e fechamento ocular e o despertar nada acrescentaram ao traçado. A atividade elétrica durante a fotoestimulação confirmou os achados.

Conclusão: EEG normal em vigília, sonolência e sob fotoestimulação.

Taubaté,     de NOVEMBRO de 20....

Paulo Afonso Medeiros Kanda crmsp 54378

Neurofisiologista