Laudo. Convulsão. 91 anos. EEG assimétrico. Aberto.(227)


 

 

 

0002a demencia lento difuso  ritmos suprimidos a direita

0002b demencia lento difuso  ritmos suprimidos a direita

0002c demencia lento difuso  ritmos suprimidos a direita ativ lenta t5

NEUROVALE
LABORATÓRIO DE ELETRENCEFALOGRAFIA
RUA PGAL 11 FONE:32-0 TAÉ - SÃO PAULO.

Paciente: SRA Z P DOS S, 91 ANOS

Pedido: DR. x
Antecedente: convulsão a esclarecer.
I - ELETRENCEFALOGRAMA DIGITAL
Exame realizado em condições técnicas satisfatórias, em vigília. A atividade elétrica cerebral (AEC) de fundo é difusamente lentificada com predomínio de ritmos posteriores a 5Hz em hemisfério esquerdo com reversão de fase em T5 e supressão da atividade elétrica em hemisfério direito. Durante as manobras de ativação (abertura e fechamento ocular e fotoestimulação) apresenta aumento de amplitude da atividade elétrica bilateral que se torna simétrica, porém continua lentificada a 4-6Hz.

Conclusão: EEG Quantitativo e Topográfico em vigília mostra ritmo posterior de base lentificado por atividade teta e suprimido à direita. Não foram observados paroxismos epilépticos.

Correlação eletroclínica: Neste caso, além de lentificação difusa, apresenta-se, supressão de ritmos a direita. Geralmente, procura-se alterações estruturais e funcionais no hemisfério onde os ritmos são mais suprimidos. Sugere-se que sobre um ritmo cronicamente lento e difuso, tenha ocorrido evento novo comprometendo particularmente hemisfério direito. A critério clínico, pode-se prosseguir a propedêutica para causas vasculares e processos expansivos, entre outros.

Taubaté, 11 de julho de 2014.

Paulo Afonso Medeiros Kanda
neurofisiologista